10/06/2014

blogues de culinária: fontes de inspiração

Eu gosto muito de cozinhar e, mais do que cozinhar, tenho um prazer imenso em servir uma boa refeição. Estar a conversar à volta da mesa enquanto saboreamos uma comidinha deliciosa feita por mim enche-me de alegria :-)

Mas se há algo que eu não consigo fazer é "inventar" na cozinha, sou incapaz de criar uma receita ou começar a misturar ingredientes do zero. Por isso rodeio-me de livros e mais livros de culinária e sigo dezenas de blogues que me servem de inspiração e me permitem variar os sabores.

Vou guardando as receitas que acho que têm potencial em pastas no pinterest e quando estou a pensar no que vou fazer para jantar espreito as pastas ou faço uma pesquisa por um ingrediente que queira utilizar nesse dia.

Há blogues que considero "de confiança" porque já experimentei  várias receitas e saem todas bem e é dessa experiência que vos quero falar porque aquilo que eu já descobri pode ser útil para mais alguém :)

Salada de couscous e requeijão
por Susana Gomes























No topo da lista está o no soup for you. É escrito pela Susana Gomes (que é uma querida que responde sempre aos comentários e perguntas com muita simpatia) e é o meu favorito porque as receitas saem mesmo sempre bem, e porque a Susana tem a preocupação de apresentar receitas saudáveis - nunca têm muita gordura e são nutricionalmente equilibradas.

Das receitas que experimentei destaco as Beringelas com ovos escalfados, o Creme de cogumelos e lentilhas e o Iogurte líquido de limão e canela. Ah.. e os pratos de couscous: com grão, couve e chouriço; com laranja e com requeijão. Divinos!

Outros pratos que descobri desta forma e que se tornaram habituais cá em casa são o Feijão azuki com cogumelos e espinafres e as Lentilhas com caril do blogue Flores de Oliveira ou o delicioso Estufado de feijão-preto e batata-doce do Compassionate Cuisine. [Este é um blogue a seguir com atenção porque para além das receitas óptimas tem informação muito interessante sobre alimentação saudável e cozinha vegetariana.]

Há outros blogues dos quais nunca calhou experimentar nenhuma receita mas que me inspiram pelas belas fotografias ou pelo tom simpático das suas autoras. São o caso do Clavel's Cook, do Le Passe Vite, Chilli com Todos, Hoje Para Jantar, Madame Xícaras, Petiscos e Miminhos, do Coco e Baunilha ou do Lume Brando.

E vocês, como é que decidem o que é o jantar?

2 comentários: