15/03/2008

Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades,// Muda-se o ser, muda-se a confiança...

"...Todo o mundo é composto de mudança,
Tomando sempre novas qualidades..."
O passar do tempo acarreta mudança, evolução, crescimento. Palavras que são quase sinónimas, havendo porém entre cada uma delas muitas nuances de sentido. Mudança é simplesmente a passagem de um estado para outro, enquanto evolução supõe progresso, a passagem para um estado de algum modo superior. Crescimento é uma palavra talvez mais física, mas contém em si mesma essa premissa de caminho. O crescimento é algo progressivo, dá-se um passo alicerçado no anterior.

"...Continuamente vemos novidades,
Diferentes em tudo da esperança;.."

A escola e os livros ensinam-nos que a adolescência é o período da vida em que nos desenvolvemos fisicamente até nos parecermos com os adultos e que é esta a fase em que formamos o nosso carácter. Temo ter levado isto à letra, porque de algum modo me convenci que finda a adolescência eu estaria formada.
Vejo agora que o processo de crescimento nunca acaba, o nosso carácter molda-se diariamente, e a aprendizagem tem de ser constante. Ao assumir que estava formada deixei de me questionar sobre quem sou. E descubro neste momento estar um pouco à deriva de mim.
Acontecimentos recentes, decisões que tomei, conversas que tive e, de certo modo, conversas que ainda não tive, fizeram-me compreender que estou muito aquém de me poder considerar al dente. Foram-me ditas palavras sobre mim que me surpreenderam, porque me custava a rever nelas. Mas depois de alguma reflexão percebi que se aproximavam muito da realidade.

"...Do mal ficam as mágoas na lembrança,
Do bem, se algum houve, as saudades..."

Estou determinada a fazer este caminho de conhecimento de mim porque quero crescer. Estou a abrir o meu coração aos meus amigos porque é com eles que partilho mágoas - antigas e recentes - e é deles que tenho saudades todos os dias. Entre outras coisas preciso de aprender a contar com os amigos, porque tenho muita dificuldade em pedir ajuda, e por isso este é um pedido de ajuda. Sofro muitas vezes sozinha com medo de importunar os outros com ninharias. Porém cheguei a um ponto em que me sinto só, terrivelmente só e portanto tenho de admitir perante mim mesma que preciso de vós. Preciso da vossa companhia para crescer.

Este é o meu grito do Ipiranga.

[suspiro]

"...O tempo cobre o chão de verde manto,
Que já foi coberto de neve fria,
E em mim converte em choro o doce canto.

E, afora este mudar-se cada dia,
Outra mudança faz de mor espanto:
Que não se muda já como soía."

3 comentários:

  1. Ritinha, confesso que ainda não li tudo porque ando para aqui aflito de tempo. Mas espero que "Mudan-se os tempos" seja sinal de mudança para melhor ;)

    Vamos fazer uma caminhada hoje? Bora!

    ResponderEliminar
  2. A mudança marca as pessoas.

    Muitas (todas em algum momento) não querem mudar mesmo que estejam numa situação negativa.

    Isso deve-se a uma questão de conforto. É muitas vezes mais confortável lidar com a dor que já conhecemos do que com aquela que desconhecemos. É também um receio mesmo que irracional.

    No entanto todos mudamos! Todos, mais cedo ou mais tarde,decidimos arriscar, alterar, mudar. e às vezes as maiores mudanças não são de todo as mais vísiveis. Outras são grandes e perceptíveis.

    Não importa o tempo que demoramos para mudar. Não importa o tempo que conseguimos manter essa mudança. Importa sim que arriscámos e mudámos. Importa esse momento. Pois é ele que vai ficar registado na nossa mente, no nosso coração e que nos vai ajudar a definir quem somos.

    Permite-nos saber as nossas capacidades!

    Considero isso espectacular :)

    Parabêns mana pelo decisão que tomaste. Foi grande (eu sei!) e bastante ambiciosa.



    Eu acredito em ti!



    Acredito que sempre que precisares, és capaz de mudar!

    Adoro-te***

    ResponderEliminar
  3. a prepósito do pedido de ajuda neste apontamento... despertou-me para a necessidade de fazer o mesmo... ainda bem que foi postado.

    li algures que as duas coisas mais difíceis de dizer an vida são... "amo-te"... e "ajuda-me"... e bate certo

    felicidades

    ResponderEliminar